Buscar
  • marcioasilv3

Propaganda sem planejamento não vale nada


Tenho acompanhado de perto o mundo dos pequenos empresários nos últimos anos. Seja prestando consultoria em marketing digital ou reorganizando empresas tenho percebido duas características em comum no que tange a ações de publicidade e propaganda nesse segmento de mercado: Falta de planejamento e resultados insatisfatórios.

Como se sabe as pequenas e micro empresas são muitas vezes gerenciadas pelos próprios donos que via de regra possuem um amplo conhecimento sobre determinado segmento mas são basicamente ignorantes em relação as ações de publicidade e propaganda.

Os erros são muitos mas todos eles caem na vala comum do desconhecimento sobre como se comporta o consumidor, desconhecimento do mercado, falta de percepção sobre a concorrência e um total descontrole em relação a sua política de formação de preços.

Como se vê os problemas relacionados a um mal resultado nas ações de publicidade e propaganda são muito mais complexos que podem parecer a primeira vista. A falta de planejamento é sem sombra de dúvida a grande culpada desse cenário.

Junte em uma mesma equação a falta de conhecimento de fundamentos de publicidade e propaganda, um orçamento apertado, um mercado ultra competitivo e uma pitada de arrogância por parte dos empresários e teremos ai o "conto da desgraça anunciada".

É preciso que o empresariado pare de pensar nos investimentos com a contratação de um profissional ou empresa especializada em forma de gastos.

É comum que o pequeno empresário crie seu próprio panfleto, seu cartão de visitas e suas promoções baseados na sua percepção muitas vezes totalmente dissociada da realidade do mercado em que esta inserido. Em cenários assim é fundamental que uma avaliação terceirizada seja contratada.

Tudo bem, muitas vezes o orçamento se reduz ao valor da produção da mídia promocional em si (site, panfletos, outdoor), mas o que dizer do SEBRAE e de universidades que dispõe de empresas junior?

Lembre-se a melhor propaganda anunciando o produto errado, para a pessoa errada e no local errado tem efeito zero para o resultado operacional da empresa. E você, como tem tratado a publicidade e a propaganda de sua pequena empresa?

Sr. Site

www.srsite.com.br


0 visualização
Senior Marketing.png