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  • marcioasilv3

Estratégia de conteúdo na economia da informação


Vivemos uma era complexa para os setores de marketing de empresas de todos os portes e segmentos. A internet, os celulares e avanço das telecomunicações modificaram totalmente o comportamento do consumidor em relação ao seu impulso para as compras.

Os consumidores estão ficando mais inteligentes e habilidosos na sua capacidade de filtrar as informações que desejam. A sobrecarga de informações na internet e também na mídia offline é tremenda. Qualquer cidadão mediano que vive uma grande cidade brasileira é atingido por centenas de estímulos e propagandas no decorrer do seu dia. Existe uma certa massificação na assimilação das informações por parte dos consumidores.

Em um cenário assim é preciso criar uma estratégia de diferenciação que mostre claramente aos consumidores que sua empresa é diferente das demais. Uma excelente forma de se diferenciar é apostar em entrega de conteúdo de qualidade nos mais diversos canais digitais existentes. Se sua empresa ainda não emprega uma estratégia de entrega de valor e diferenciação através da produção de conteúdo de qualidade, deveria pensar seriamente se não é o caso de começar já.

Mas é preciso considerar que os consumidores aprenderam a colocar filtros nos meios de comunicação e a selecionar em qual canal, em qual momento e em qual periodicidade eles decidem consumir algum tipo de conteúdo.

Então, para que uma empresa tenha sucesso na sua estratégia de entrega de valor e diferenciação através do marketing de conteúdo, é preciso entender qual o conteúdo o consumidor procura e qual o canal esse conteúdo deve ser entregue. Peca a empresa que acredita que estratégia de conteúdo baseia-se simplesmente na redação de textos em abundância, ainda que de boa qualidade.

Percebe-se um crescente movimento em que o consumidor agora no comando da interação com as empresas passa a ser muito mais afetado pelo conteúdo educacional do que pela simples propaganda.

Assim, uma empresa que venda algum produto para economia de água,por exemplo, terá um retorno muito maior, ainda que a médio a longo prazo, gerando conteúdo que informe, esclareça e oriente os consumidores sobre o universo que gira em torno do tema água, do que simplesmente gastando uma soma considerável de dinheiro em propaganda falando bem do seu produto. A venda nesse caso é uma consequência direta da forma como a empresa se apresenta aos consumidores como uma autoridade no assunto em questão.

Cabe ressaltar que a estratégia de conteúdo é formada a partir da percepção clara por parte da empresa, de quem é seu consumidor alvo, quais são suas "dores" ou problemas e o alinhamento via disponibilização de conteúdo direcionado a solução dessa "dor" em canais em que o consumidor alvo acesse e esteja pronto para consumir.

Enfim, vivemos a era da informação e o conhecimento tem se tornado um ativo imenso e de valor inestimável para aqueles que o detêm. Mas a nossa capacidade, enquanto seres humanos de retenção dessa enorme fonte de informações disponível na internet é limitada, dai a aplicação natural pelo consumidor de filtros que lhe permita receber, entender e assimilar esse conteúdo. Sairá na frente a empresa que entender todo esse cenário e adequar sua comunicação corporativa a esse novo perfil de consumidor.

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