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  • marcioasilv3

3 erros fatais na sua loja virtual


Constantemente somos abordados sobre o que fazer para uma loja virtual "bombando" na internet. Em tom de brincadeira responder que qualquer "sucesso instantâneo leva 2 anos para acontecer".

Piadas a parte, é fácil encontrar na internet conselhos de "gurus" de marketing digital sobre o que fazer para ter sucesso no seu empreendimento virtual. É engraçado que todos eles sempre passam uma "receita de bolo" pronta. Seria muito fácil se o sucesso viesse com a simples aplicação de um check-list,certo?

Por outro lado, se não existe uma bala de prata que vai matar todos os problemas do seu empreendimento online, é certo que existem sim práticas que quando feitas ou não feitas podem simplesmente partir seu negócio ao meio. Nesse post vou te contar (ou lembra-ló) de três:

Telefone do site

Não ter um telefone no seu site para contato, ou pior, ter um telefone no site e não atende-ló é simplesmente um dos erros mais básicos e que mais geram perdas para lojas virtuais, especialmente as pequenas. Tratar esse assunto com desdém é tiro no pé. Para se uma ideia, existem mais de 100 milhões de brasileiros que nunca compraram um produto online. 100 milhões! A maioria desse pessoal esta ligada ao modelo de compra "tradicional" vinculado ao contato "olho no olho" e também por telefone. Ter um telefone no site e atende-ló é o mínimo que você pode fazer para dar um pouco mais de segurança para esse sujeito que vai comprar pela primeira vez na internet e quer saber se sua empresa existe de fato.

Envio errado

Enviar um produto errado ou danificado para o seu cliente significa assinar a sentença de morte para o relacionamento criado entre vocês. Desculpe o tom dramático, mas sinceramente você compraria novamente de uma empresa que te mandou um item errado e além dos mais fora do prazo. Bom, se você respondeu sim, não esta sozinho, mas faz parte de uma minoria de 2,8% de pessoas, segundo o e-bit que mantêm o relacionamento com empresa que agiu conforme descrito acima.

Publicidade exagerada

Usar a base de dados de clientes para ficar enviando promoções e mais promoções é outro erro básico de lojistas virtuais. Sinceramente, todos nós somos bombardeados diariamente por uma infinidade de propaganda. Se não quiser ver seu email ir direto para a caixa de lixo do seu cliente, passe a mandar comunicações que tenham valor para o cliente. Por exemplo: Selecione na sua base de dados nos últimos 30 dias quem comprou um computador, se sua loja vende esse tipo de item, e envie uma mensagem com dicas contra vírus e cuidados com o equipamento. Pronto. Sua empresa sairá com a imagem fortalecida na cabeça do cliente e além disso você manteve sua lista girando.

Enfim, cuidado com os erros acima. Eles podem a médio e longo prazo inviabilizarem seu negócio online.

Sr. Site

www.srsite.com.br

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