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  • marcioasilv3

3 dicas para o pós-vendas da sua loja virtual


Vender é uma arte combinada com ciência. É preciso conhecer o mercado, entender o comportamento do consumidor, adaptar cada proposta a cada cliente diferenciadamente.

Entretanto, uma vez feita a venda, ou seja, uma vez estabelecido o cliente, cabe ao pós-venda rete-ló e encanta-ló. Para isso é preciso adotar uma visão de processos totalmente voltada para o cliente. Seguem três dicas básicas para tornar seu pós-venda em sua loja virtual mais ativo:

Poder ao atendimento

Ninguém quer ser atendido por uma máquina ou por uma pessoa robotizada. É preciso entender o conceito de empoderamento. Um SAC ou serviço de atendimento ao cliente deve ter operadores capazes de resolver os problemas que os clientes apresentam. De nada adianta ter um número de telefone com atendentes 24 horas se eles não tem poder nenhum de resolução de problemas. Na internet o ritmo é acelerado. É preciso estabelecer um processo em que fique claro qual o nível de decisão do suporte de primeiro nível. É importante que pequenos problemas (aqueles mais corriqueiros que geralmente ocupam 80% do tempo dos atendentes) possam ser resolvidos de bate pronto, se possível, na primeira ligação do cliente. Problemas mais sérios devem ser encaminhados a supervisor ou para o dono da empresa em caso de lojas virtuais menores.

Facilite a vida do cliente

Se o cliente tem uma reclamação ou mesmo elogio a fazer, não dificulte sua vizinha pedindo que informe um formulário gigantesco, muitas vezes com campos redundantes e que já fazem parte (ou deveriam fazer) do cadastro do cliente. Permita que o cliente entre com o mínimo de informações ejá possa ser atendido. Não dificulte a vida do seu cliente ou ele vai te abandonar.

Vários canais

Cada pessoa é única e deve ser respeitada na sua singularidade. Alguns clientes vão querer entrar em contato por email, outros mais avessos a tecnologia vão telefonar e alguns querem bater papo no chat online. Tenha vários canais para que seu cliente possa ser comunicar no que ele se sentir mais a vontade. Mas atenda o cliente de um ponto único. Não seja extravagante em oferecer vários canais se sua equipe se reduz a uma única pessoa.

Sr. Site

www.srsite.com.br

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