- marcioasilv3
O que é um site administrável
Ter um site já não é mais uma questão a ser discutida. Até mesmo empreendedores individuais podem ter um site atualmente.
Hoje o pensamento a respeito de se ter um site já esta em outro nível. A maioria dos nossos clientes procura-nos sempre querendo ter a liberdade de se construir um site que seja administrado por eles mesmos.
Ou seja, após a entrega do site pelo designer o proprietário do site deseja poder alterar as fotos, mudar ou adicionar textos, postar informações e por ai vai.
A boa notícia é que hoje existem no mercado diversos programas que são chamados de gerenciadores de conteúdo, que permitem que uma pessoa leiga faça as modificações que quiser no seu site e sem conhecimento algum de programação.
Lembrando que a parte de desenvolvimento do site continua sendo realizada por uma agência web ou por um profissional de desenvolvimento de sites. Depois de pronto o site é entregue ao administrador que vai ter um usuário e senha e poderá modificar o conteúdo do site. Aqui é bom frisar que ainda existe uma grande confusão entre o que é o design (trabalho do analista) e o que é conteúdo (fotos, textos, artigos, etc) que poderá ser modificado tranquilamente pelo proprietário do site.
Diversos gerenciadores de conteúdo podem ser utilizados para o gerenciamento do site. Os mais conhecidos são: Wordpress, Joomla e Drupal. Entretanto, nos últimos anos uma nova categoria de gerenciadores de conteúdo totalmente online tem surgido. São exemplos: Wix, Virb e Webnode. Eles são ótimas opções aos gerenciadores de conteúdo que precisam ser instalados em um servidor qualquer para poderem ser acessados.
Logicamente cada tipo de site determina a ferramenta mais adequada a ser usada. Portanto, consulte um consultor de marketing digital que vai orienta-ló sobre como fazer um site que atenda sua empresa plenamente.
Sr. Site