Buscar
  • marcioasilv3

Marketing que funciona para pequenas empresas


As pequenas empresas não podem se arriscar muito em atividades de marketing. Afinal, a verba para investimento em promoção e propaganda sempre é limitada. Nesse cenário, as escolhas devem ser muito bem feitas.

E o que realmente funciona em termos de marketing para as pequenas empresas? Bem, em primeiro lugar é importante frisar que não existe uma receita única e imutável que se aplique a toda e qualquer microempresa.

Afinal, cada empresa é diferente da outra. O primeiro passo para um boa estratégia de marketing é entender o conceito de marketing em si. Marketing não é promoção e publicidade apenas. Marketing tem muito mais a ver com entender as necessidades e desejos de determinado segmento do mercado e atende-ló com excelência seja através de produtos ou serviços.

Nesse sentido, a pergunta é: Sua empresa sabe o que seu cliente procura? Se esta por abrir um novo negócio já fez uma pesquisa da demanda existente? Conheço a história de uma pequena empreendedora que fazia tortas e doces que eram uma unanimidade na sua família. Todos diziam que ela deveria abrir uma loja. E ela fez isso. Sem pesquisar escolheu o ponto central na sua cidade (interior de Minas Gerais), comprou mesas e um balcão, reformou a entrada da loja e de cara encheu o mostrador com suas delícias. Passaram-se dias e até um mês para que fosse feita uma primeira venda. A comerciante estupefata não entendia como as pessoas resistiam as suas maravilhosas "receitas caseiras". O fato é que ela não estudou seu mercado. Na sua cidade de interior, a maioria das famílias tinha uma tia, avô ou mãe "doceira de mão cheia". Resultado: Três meses depois o negócio fechou e a candidata a empresária acumulou uma dívida por meses.

Tai um grande exemplo da miopia de mercado que muitas empresas e empreendedores padecem. Olham para dentro de casa, quando deveriam olhar para fora.

O resumo dessa história é de que o marketing que realmente funciona para a pequena empresa é aquele em que o entendimento do cliente, do mercado e da concorrência precede as ações de divulgação. Somente assim é possível pavimentar a estrada para o sucesso.

Sr. Site

www.srsite.com.br

#marketingpme #tercerizacaodemarketing #marketingdigitalpme

0 visualização
Senior Marketing.png