Buscar
  • marcioasilv3

Fazer marketing é fundamental


Dada a importância que as ações de marketing tem para as empresas replico aqui matéria escrita pelo Diretor do Sebrae Sã Paulo Bruno Caetano:

É possível que muitas micro e pequenas empresas (MPEs) vejam o marketing como algo distante ou inviável financeiramente. No entanto, deveria fazer parte do dia a dia delas já que é uma ferramenta essencial para qualquer empreendimento atingir o objetivo de conquistar e fidelizar clientes.

Resumidamente, marketing é um conjunto de ações voltadas a reconhecer e satisfazer as necessidades e desejos do consumidor. Serve para direcionar a oferta de bens e serviços que atendam aos interesses do público-alvo e é um dos instrumentos usados para definir preço, promoções, distribuição e comunicação.

Para que a estratégia seja eficiente é preciso conhecer o cliente e saber como ele se comporta. Isso é importante para tomar decisões com base em fatos e não em opiniões. Deve-se estudar o mercado, procurar antecipar-se para aproveitar oportunidades e estar atento à concorrência. Marketing envolve oferecer algo mais, que passa por excelência em atendimento e pós-venda, entre outros pontos.

Quando os recursos são reduzidos, como na maioria das MPEs, a dificuldade está em decidir quanto gastar. Mas vale até fazer uma poupança para essa finalidade.

O passo inicial é direcionar no que pode dar maior retorno e no período certo. Não há margem para ações amplas e tolerância para dispersão. De que adianta anunciar para a cidade inteira se o consumidor está no bairro? É um gasto além do necessário. Comece por analisar quais canais alcançam seu público. Mas cuidado: investir em algo só porque é barato pode ser uma cilada.

Se a concorrência faz promoções - descontos, brindes ou outras ações dentro e fora do ponto de venda - é hora de agir também. Caso a estratégia seja marketing direto, material enviado no nome do cliente é mais forte do que o genérico, por exemplo. Troque cadastro com outros empresários para aumentar sua base de destinatários. Divida espaços em folders e similares com outras empresas. Custa menos e viabiliza a iniciativa. Internet e as redes sociais também são opções mais em conta.

O roteiro é simples: relacione as ações, levante custos e centre esforços no que for adequado.

Marketing não é luxo nem dispensável, mas uma forma de tornar seu negócio mais competitivo.

Bruno Caetano é diretor superintendente do Sebrae-SP

Sr. Site

#fazermarketing

5 visualizações

SENIOR GESTÃO E MARKETING 

A Senior é especialista em estratégia e gestão e marketing para dentistas, médicos e demais empresas de saúde.

  Somos uma empresa focada em resultados e trazemos para nossos clientes um conjunto completo de soluções em gestão empresarial, marketing e sistemas.

Conheça : www.seniormarketing.com.br

ONDE ESTAMOS

 

Brasil: 

Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 550, 4º andar, conjunto 42 |  Brooklin |  São Paulo – SP | +55 11 3254 74 51 

atendimento@seniormarketing.com.br

Portugal:

Av. da Liberdade, 110 - 1269 - Lisboa | Portugal | +351 21 145 13 70

geral@seniormarketing.pt

Horário de Funcionamento: 09:00 hs. as 17:30 hs. 

 

 

Senior Marketing.png