Buscar
  • marcioasilv3

Três maneiras do seu site não valer o investimento


Todos os empresários hoje em dia já perceberam que criar um site é fundamental para expandir a visibilidade do seu negócio, ser encontrado pelos seus clientes e aumentar sua participação no mercado. Ter um site já não é mais uma possibilidade a ser discutida, mas um imperativo de negócio atualmente.

Entretanto, ainda existem algumas "armadilhas" que os empreendedores continuam a cair muitas vezes por inocência e algumas outras por querer economizar onde não deveriam. Listamos aqui três maneiras básicas de gastar seu dinheiro na criação de site e o investimento não dar em nada:

1 - O mito do site de graça. Existem várias ferramentas e sites que permitem que uma pessoa com o mínimo conhecimento de internet crie um site de "graça". Vamos analisar com mais calma essa situação. Um site é constituído por três partes básicas: infra-estrutura, layout e técnicas de otimização. O que as ferramentas gratuitas oferecem são a parte do layout. Elas tem uma série de funcionalidades que permitem criar um site com um layout bonito, muitas vezes partindo de um "template", ou seja, de um site já pronto. Mas será que uma carinha bonita vai fazer o efeito esperado. Existem livros com mais de 1.000 páginas explicando como se monta a estrutura de um site corretamente para que ele seja legível, agradável e funcional. Será mesmo que um internauta com conhecimentos básicos de internet vai saber dispor todos esses elementos corretamente na tela do seu computador? As vezes o que agrada a você pode não ser o melhor para os seus clientes. As técnicas de usabilidade (aquelas citadas nos livros de 1.000 páginas) são frutos de anos e anos de estudo sobre grafia, interação homem x máquina e dezenas de outros tópicos. Um designer profissional leva anos para se formar e somente depois de vários trabalhos é que ele passa a assumir um projeto por inteiro. Você vai deixar a imagem da sua empresa nas mãos de um funcionário que tem "bom gosto" mas conhecimento zero de usabilidade e arquitetura da informação?

2 - Conteúdo pobre - O "conteúdo é o rei" diz o Google. De fato, criar um site que sirva unicamente como um cartão de visitas é um desperdício total de dinheiro. Fazer um site e deixa-ló ali parado sem investir no seu conteúdo é pura perda de tempo e dinheiro. Um site não se vende sozinho. Como você acha que seu site pode se destacar em um mundo onde 1 milhão de sites são colocados no ar diariamente? É o conteúdo do site que fará com que ele fique cada vez mais interessante, que atraia cada vez mais leitores, que tem cada vez mais relevância. Ser relevante significa que aquele site vai a fundo sobre determinado assunto. Assim se você vende bicicletas, divulgue no seu site notícias do setor, eventos, escreva artigos sobre o o uso da bike no dia a dia, publique vídeos sobre o assunto. Enfim, com certeza absoluta seu site não é nada sem um conteúdo de qualidade. Ter um site atualizado diariamente é a certeza de sucesso no médio e longo prazo.

3 - Contratar uma hospedagem barata - É importante que todos entendam de uma vez: serviço de hospedagem baratinho entrega resultado ruim! Não existe mágica aqui, os grandes datacenters hospedam milhares de servidores (computadores) com alta potência, backup diário e instalações adequadas tanto do ponto de vista de rede de dados como de energia elétrica. Tudo isso tem um custo. Existem provedores "baratinhos" que cobram 100 reais ao ano para hospedar seu site. Na verdade o que eles estão fazendo é hospedar em um mesmo servidor (computador) dezenas, centenas e até milhares de sites que estão todos juntos concorrendo pelo poder computacional do computador. Resultado: sites lentos ou caindo o tempo todo. Ter um site lento é uma piores coisas que podem acontecer. Uma página que demora a abrir é um convite para que seu cliente vá embora. Fale a verdade, quanto tempo você espera para que um site abra? 10 segundos? 5 segundos? Pesquisas demonstram que 90% dos usuários de internet não esperam mais que 3 segundos pela abertura de um site. Depois disso eles vão embora. Não mande seus clientes embora, hospedagem é coisa séria.

Sr. Site

Criação de sites

#sitevendedor

0 visualização
Senior Marketing.png